Você conhece o Benchmarking?

Com certeza essa é uma das práticas mais utilizadas nas empresas e, você consegue percebê-la inclusive nos impérios Romanos das épocas antigas. Esse termo veio a se expandir a partir do final do século XX com estrategistas como Watson, Lepard e Molyneux.
Em termos gerais, os processos de benchmarking consistem na busca de melhores práticas de gestão e estratégias para a sua empresa, tendo como base a análise das estratégias de outras marcas.
Diferentemente de outras análises, os diagnósticos do benchmarking utilizam não só dados de mercado como fundamentação, mas também a descrição de práticas, atividades, campanhas e diversos outros fatores provenientes de outras empresas.

Porque o Benchmarking é importante para meu negócio?

Em primeiro lugar, empresas que adotam as pesquisas de benchmarking possuem
maior tendência de crescimento, isso porque, o principal objetivo é a coleta de
informações e dados para uma tomada de decisão mais assertiva.

Ou seja, em definição, podemos considerar o benchmarking como um
processo:

  • Contínuo e estruturado
  • Analítico
  • Provedor de informações
  • Um quadro de oportunidades

A estratégia nos permite ter uma visão holística sobre as práticas da nossa empresa com relação ao mercado, vamos à um exemplo bastante atual : Imagine que sua empresa venda e-books na internet sobre comportamento humano. Nas últimas reuniões foram apresentados os resultados do mês e, todos se surpreenderam.
Aparentemente tudo está maravilhoso, a empresa crescendo e os números também subindo, porém, depois de algumas semanas em cima do benchmarking, uma nova reunião é marcada e todos percebem que o número de leads gerados nas páginas está muito abaixo da média do mercado e o faturamento também.
A reunião portanto é direcionada para a identificação do problema gerador desses números e, consequentemente, uma nova estratégia deve ser tomada.

Em suma, o benchmarking nos ofereceu três situações:

  • Parâmetros
  • Identificação do problema
  • Mudança de estratégia

Com esses três pilares, uma boa gestão, e claro, uma coleta de dados muito mais apurada e detalhada, sem dúvida alguma a empresa tende a alavancar.

Como o ERP pode me auxiliar nas estratégias do Benchmarking?

O ERP tem como principal função o cruzamento de todos os dados dos processos da sua organização, em um único sistema.
De maneira simples, rápida e eficaz, a ferramenta condensa e te entrega detalhadamente e separadamente por setores, as informações e os dados.

Os dados adquiridos pela plataforma, podem e devem ser utilizados nos seus
processos de benchmarking à efeitos de comparação e estruturação de novas
estratégias, portanto, invista em um ERP de confiança!

Conheça o GestorFácil e impulsione suas estratégias agora mesmo.