Uma gestão de produção eficiente é o que se espera de uma indústria de alto nível. Quando falamos de eficiência nesse campo, o ponto fundamental a se observar é a capacidade de monitoramento da organização de maneira holística, ou seja, como um todo.

Porém, trouxemos nesse artigo as 3 maiores dúvidas com relação à essa atividade e, claro, como isso pode impactar no seu setor de compras?

 

Quais os impactos disso?

Você já se perguntou como esses dados podem impactar os setores da sua empresa?

Imagine que você está prestes a tomar algumas decisões no setor de compras que podem alterar por completo algumas atividades e até mesmo todo o sistema adotado, mas, você não possui dados organizados sobre o setor. Essa situação de fato é muito complicada.

Com dados concretos de “como”, “quando”, “o quê”, “quanto” e “porque” está sendo comprado (confira o artigo do 5W2H aqui), podemos entender as fraquezas na hora das negociações, quantificar nosso estoque e estabelecer parâmetros de mudança com maior exatidão, principalmente para segurar custos e aprimorar o orçamento.

 

O que fazer com os dados?

Falamos anteriormente sobre o 5W2H, uma ferramenta poderosíssima no que diz respeito à gestão de produção e tomada de decisões. Vamos nos pautar nela para exemplificar.

Suponhamos que, com os dados colhidos, é perceptível que a empresa gastou no 1º semestre do ano 20% a mais do que deveria com produtos e, esses ainda estão em estoque.

Apesar de parecer pouco, esse valor poderia ser reinvestido em outros setores da empresa e até mesmo no próprio setor de compras. Agora, com o problema em mãos e definido, as dúvidas começam a ser levantadas:

O que:

O que foi comprado acima do necessário e, o que ainda permanece em estoque?

Por que:

Por que essa compra foi efetuada e, claro, porque ainda estamos armazenando esse produto?

Quem: Quem são os responsáveis e os envolvidos pela compra, armazenagem e saída desses produtos?

Quando: Quais eram os prazos de compra, período de armazenamento, venda e retirada do estoque?

Onde:

Onde podemos despachar esses produtos?

Onde podemos fazer promoções?

Onde é a localização de maior saída desse produto?

Como:

Como podemos esvaziar esse estoque e como podemos previnir que isso aconteça novamente?

Quanto:

Quais os custos de compra desse pacote total?

Quanto isso nos custa para manter?

Quanto estamos perdendo em vendas?

Quanto temos de margem para promoções?

 

Como eu posso monitorar?

Conversamos anteriormente sobre como os dados são importantes e como podemos manipular essa estrutura para melhores resultados, mas, como e onde eu consigo extrair esses dados com facilidade?

A LogoSystem fornece uma plataforma chamada Gestor Fácil. Através dela, como o próprio nome já nos sugere, podemos monitorar a organização por completo e, se já não bastasse, temos a possibilidade de visualização separadamente por setores.

Além disso, a ferramenta fornece um armazenamento ágil sob os produtos que estão no seu estoque, permitindo que você possa rastreá-los em qualquer momento e com apenas alguns cliques.

Para decisões estratégicas, fornece dados completos e detalhados sobre todo o sistema de sua organização e permite inclusive a integração com quaisquer módulos de terceiros, inclusive os softwares fiscais e contábeis de terceiros.

Ficou interessado no Gestor Fácil? Clique e descubra ainda mais sobre a funcionalidade que pode alavancar a qualidade de suas decisões estratégias!