Você provavelmente já ouviu falar sobre as três revoluções industriais que ocorreram no mundo todo. Em ordem cronológica, tivemos a criação das máquinas à vapor que expandiram muito a capacidade de transporte e fabricação de mercadorias. Posteriormente, conhecida como a revolução da comunicação, obtivemos a criação de sistemas de comunicação como os telefones e rádios. Já na terceira revolução as máquinas começam a tomar conta dos setores fabris, expandindo a capacidade de produção das indústrias em série.

Como característica principal, portanto, percebemos uma abertura de mercado em que as máquinas são o principal vetor de utilização. Com essa gradação histórica, você já parou para pensar que estamos vivendo uma quarta revolução? Essa revolução, portanto, é caracterizada pelo surgimento de robôs, impressões 3D, aceleração da produtividade e atribuição de sensores em mecanismos produtivos.

Evoluções, portanto, necessitam de adaptações que, por sua vez, são alvos de desafios gigantescos.

Confira a seguir como o nosso cenário atual está se comportando e quais as consequências que iremos enfrentar.

Infraestrutura

No Brasil, sabemos que, devido ao custo elevado de materiais e insumos, a infraestrutura das instalações é comprometida. Levando isso em consideração, redes móveis e provedores de banda larga, por exemplo, acabam perdendo força no que diz respeito à capacidade de transmissão de dados, fornecendo pacotes fracos para seus clientes.

O desafio então é encontrar soluções de servidores que sejam mais leves e otimizados para a transmissão de dados, para que não haja gargalos e problemas no envio e recebimento de arquivos. Em último caso, optar por provedores de redes mais caras e de melhor transmissão pode ser uma opção.

Modelos de negócio 4.0
Quando falamos de modelos estruturas de inovação 4.0, alguns pilares regem esse novo modelo de negócios. Tais pilares, são não só práticas que vem tomando maior parte dos espaços de trabalho como também urgências de implantação nas organizações, isso porque o mercado já está começando a demandar.

Essa revolução, portanto, é caracterizada pelo surgimento de robôs, impressões 3D, aceleração da produtividade e atribuição de sensores em mecanismos produtivos. Tais pilares são os seguintes:

BigData (Análise de dados)
Robótica
Plataformas Cloud (menos papéis e gavetas e mais nuvem)
Impressão 3D
Simulações de projetos virtuais (3D Renders)
IoT (Internet das coisas)
Segurança Web (Cyber Security)
RA ou VR (Realidade Aumentada ou Virtual Reality)

Sentimento organizacional e de formação de equipe

Cada vez mais, devido a existência de novos nichos de tecnologia como os robôs e as tecnologias de BigData, é necessária uma equipe especializada nesse tipo de ferramenta, porém, encontrá-los não é uma tarefa fácil.

Por isso, investimentos em setores de recursos-humanos vem sendo uma necessidade constante já que, montar uma equipe capacitada é o primeiro passo para obtenção de sucesso em um setor estruturado e uma empresa especialista.

Lideranças

É fato que lideranças são como parte fundamental na condução de trabalhos eficientes e, principalmente, entendemos esse fator atrelado a empresas de maior superioridade de resultados.

Em uma pesquisa feita pelo grupo Cia de Talentos, apresentada na 17º Edição do Carreira dos Sonhos, apontou-se que, dentro de uma estrutura de inovação e tecnologia como é o caso da indústria 4.0, as empresas necessitam de alterações em seus modelos de liderança.

Um dos principais pontos é a mudança dos modelos hierárquicos das organizações, ou seja, os modelos atuais são considerados pouco participativos e há uma demanda por maior participação nas decisões e a implantação de um sistema de liderança distribuída.

A lei

Como já abordamos no nosso artigo sobre Lei Geral de Proteção de Dados, à preservação de dados agora possui uma garantia perante a lei que deve ser estritamente respeitada, já que, com o aumento da utilização de nuvens e a existência de mais dados na rede, é natural que exista uma legislação de maior pauta com relação à ética e segurança dessas informações.

Portanto, leis tais quais como essa surgirão com maior frequência nos ambientes jurídicos com relação à internet, ou seja, é importante que sua organização esteja antenada com relação à essas demandas e, com essas atualizações, estar pronto para que as mudanças necessárias sejam feitas e garantir a competência tanto das funcionalidades quanto da empresa como um todo.

Gostou do nosso conteúdo? Saiba mais sobre as 5 principais dificuldade do setor metal mecânico em 2020 clicando aqui!