Crises, na grande maioria das empresas, são vistas como problemas gigantescos em meio ao turbilhão de afazeres. Geralmente, quando pensamos em crises, imaginamos um cenário nebuloso e negativo, atrelando sempre nosso futuro à momentos de grande tensão e dificuldade.

Mas, não é bem assim.

Momentos de crise apresentam situações nunca antes imaginadas, o que nos faz repensar muitas das formas como organizamos e trabalhamos nossos processos. 


“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.”

 

  • John Kennedy

 

 

Crises não só podem como devem ser enxergadas como oportunidades. É durante os momentos de crise que a GRANDE MAIORIA das empresas se retrai, diminui investimentos e decresce seu impacto nas mídias, gerando grandes brechas no mercado que possivelmente serão preenchidas.

 

ESSA BRECHA, NO ENTANTO, ENTENDEMOS COMO UMA OPORTUNIDADE!

 

Nesse artigo vamos entender qual cenário é interessante montarmos para enfrentarmos crises como essa com sabedoria, além de como utilizar momentos como esse para alavancarmos nossos negócios. Confira!

 

Cultura empresarial e Colaboratividade

Grande parte das empresas vêm apostando em um time de colaboradores didático e híbrido, ou seja, que mistura o melhor da multidisciplinaridade com perfis diferentes de funcionários. Essa mescla dos fatores cria um ambiente interno bastante variado, com grande carga de opiniões diferentes e bastante divergências, o que é fundamental para construção de boas ideias.

Além disso, a cultura empresarial é indispensável para o rumo da empresa. Saber para onde, como e por quê a organização está caminhando é uma característica que deve estar na mente da organização e, claro, dos colaboradores, isso porque, garante que as ideias e a colaboração dos mesmos caminhe para uma mesma direção, por isso definimos o posicionamento.

 

Criatividade e inovação

Uma das preocupações que está sendo muito desenvolvida desde o início da indústria 4.0 é a criatividade e inovação. Essa dupla dinâmica é responsável por todas as implementações e novas estruturas que virão para a empresa. Um time de inovação é o que toda organização moderna quer.

Designers, profissionais de tecnologia, equipe de marketing e de inteligência digital são alvos fáceis das indústrias nessa nova era. Esses profissionais são capazes de atribuir e conceber ideias fora da zona de conforto da empresa, promovendo não só inovação material como também subjetiva nas organizações. 

Isso significa que não só ter uma equipe multidisciplinar é um fator necessário, mas também fazer dessa equipe uma FÁBRICA DE IDEIAS. Essa preocupação, portanto, vai além das paredes do prédio, atravessando cursos e capacitações em equipe e desenvolvimento psicológico individual e em grupo.

 

Inteligência de Dados

Esse é talvez o principal fator de desenvolvimento de empresas em crise. A inteligência de dados suporta uma cadeia de informações robusta e bastante complexa, mas que constitui de características que valem ouro!

O Gestor Fácil, software de gestão da Logosystem, faz desse montante de dados complexos uma lista intuitiva e interativa, simplificando muito o entendimento e a coleta dessas informações. Com elas em mãos, a equipe de inteligência pode então traçar com clareza as problemáticas futuras, além de, com auxílio de uma equipe criativa, gerar soluções mais funcionais.

 

Conclusão

Aproveite as crises para inovar e repensar os conceitos estratégicos de sua empresa. Com uma boa base de dados em mãos e uma equipe criativa alinhada à cultura de marca da empresa, sua decisões, o rendimento e a qualidade de sua organização serão alvos de inspiração e desenvolvimento.

 

Entre em contato e saiba como é fácil possuir o Gestor Fácil!