Tenha ÓTIMOS RESULTADOS com o Ciclo de Vida BPM

Tenha ÓTIMOS RESULTADOS com o Ciclo de Vida BPM

Para que uma empresa funcione com o melhor que ela pode oferecer, todos os setores precisam estar funcionando em sua máxima potência e, na grande parte dos casos, gerenciar tudo isso não é uma tarefa fácil. O Ciclo de Vida BPM existe para gerenciar e organizar cada um desses processos.

Vamos à um exemplo:

Suponhamos que sua empresa, que antes era só B2B (venda para outras empresas), agora começa a se expandir para também um canal B2C (venda para cliente final). Você não estava acostumado a gerenciar processos para clientes finais, tampouco gerenciar sua marca no mercado e não consegue identificar o problema da falta de consumidores ou do crescimento baixo a cada mês.

Contrata então uma empresa de gestão e, com algumas análises e algumas semanas de trabalho descobrem que o seu problema era uma gestão de marca eficiente. A grande verdade é, portanto, que só é possível melhorar aquilo que se pode analisar, não é verdade?

A sigla BPM no mundo corporativo significa Business Process Management. Em português, portanto, significa “Gestão de Processos de Negócio”.
É a ferramenta ideal para coletar informações sobre as tarefas da empresa e analisar o que pode ser aprimorado e as prioridades de aprimoramento.

Desta forma a sua empresa estará sempre alinhada com as expectativas dos clientes, que compram o seus produtos e serviços esperando sempre o melhor.

O Ciclo de Vida BPM

1 – Planejamento e Alinhamento Estratégico

O planejamento, como conversamos em diversos artigos aqui no blog, é uma das fases fundamentais do início de mudanças em uma organização. Nessa fase faz-se necessário a análise de tudo o que se tem em mãos como dados e informações. É somente através dela que é possível entender todos os processos e como eles estão interligados no dia a dia da empresa.
Para ele, é necessário a execução de 4 etapas:

  • Organizar os processos por setor e ordem.
  • Identificar os processos principais, os secundários e os de apoio.
  • Traçar os indicadores de desempenho.
  • Preparar os dados para a análise de processos.

2- Análise de Processos

É nesta fase do ciclo de vida bpm que os processos precisam ser analisados exatamente como eles estão acontecendo no dia a dia da empresa. É somente dessa maneira que você conseguirá “imprimir uma foto real” do que está acontecendo e, claro, permitindo assim você analisar e avaliar cada um com mais clareza.

É com esta análise do momento atual que será possível entender o que poderia ser melhorado, visando as fases seguintes do ciclo BPM.

Nessa fase, portanto, temos os seguintes pontos:

  • Entendimento das estratégias, metas e dos indicadores.
  • Compreensão total dos processos do negócio.
  • Visão holística da empresa (total).
  • Entradas e saídas, incluindo clientes e fornecedores.
  • Networking e troca de informações entre as equipes.
  • Recursos disponíveis e utilizados.
  • Mapeamento das regras de negócio.

3 – Desenho de processos

É nesse momento em que os processos começam a ser repensados. Agora com os principais problemas encontrados, as falhas e os atrasos, além de outros problemas nos processos, fica muito mais fácil de desenhar novamente as estratégias a serem tomadas.

Além disso, é nessa etapa que não podem ser deixados de lado os protótipos e as simulações, baseando-se sempre nos mais variados cenários e ocasiões, para que todas as possibilidades sejam delimitadas e estrategicamente desenhadas.

Nessa etapa, conclui-se:

  • Protótipos e documentação de TODOS os processos.
  • Identificação das necessidades de dados e integrações.
  • Estratégias claras e bem desenhadas para TODOS os processos e problemas encontrados.
  • Metas a partir das mudanças desenhadas.
  • Análise comparativa entre cenários de processos.
  • Testes dos processos.
  • Estudos para automatização das mudanças.
  • Cronograma de implantação e responsabilidades.

4 – Implantação

Nessa fase, como o próprio nome já nos informa, é hora de pôr em prática todo o cronograma desenhado. Responsabilidades e prazos definidos na etapa 3 agora devem ser prioridade na vida da empresa.

Sua organização pode implantá-la de algumas formas, com o auxílio de ferramentas criativas e até mesmo softwares de implantação e coordenação de tarefas, mas, independente da maneira o objetivo será o mesmo: permitir e pôr em ação a execução dos processos como foram definidos e documentados, na forma de um fluxo de trabalho.

5- Monitoramento dos Processos

Assim como um bom pós-venda, precisa-se monitorar os novos processos. É nesta fase do ciclo BPM que se é possível descobrir se os desenhos das melhorias dos processos estão alinhados com os objetivos da empresa, monitorando-se os indicadores adequados à avaliação dos resultados e fazendo ajustes assim que necessário.

Em termos gerais, os principais indicadores são:

  • Tempo em que o processo ocorre.
  • Custo do processo.
  • Capacidade do processo: quanto ele efetivamente produz?
  • Qualidade do resultado (produto ou serviço) entregue ao cliente.

6 – Refinamento de Processos

Nessa etapa, com os processos validados e já em prática, é necessário então estabelecer um cronograma de práticas de melhoria contínua. Analisando os resultados obtidos com os novos processos e comparando-os com os cenários passados e futuros, sua organização tem em mãos um prato cheio para novas decisões estratégicas, sempre elevando o fluxo de trabalho em prol de melhorias dentro do próprio ciclo da organização. O foco deve estar direcionado para a melhoria do desempenho, no aprimoramento das possibilidades que empresa pode possuir, na redução de custos e no atendimento das necessidades dos clientes e do relacionamento com eles.

É por esse motivo que chamamos essa ferramenta de Ciclo de Vida BPM. Com tudo implantado e funcionando, um ciclo de aprimoramentos se encerra dando vida à um novo que se inicia, mantendo sempre fresquinhas as ideias e a empresa em 100% de sua eficácia.

Conclusão

Com um bom ERP no seu negócio e uma gestão de dados eficiente e de qualidade, você garante ainda mais fluidez e agilidade na busca por melhorias e na aplicação de um BPM assertivo, garantindo melhores resultados à curto, médio e longo prazo e, aprimorando suas entregas, melhorando seu relacionamento com os clientes e funcionários e claro, prolongando a saúde da organização.

Entre em contato com a gente e saiba mais!

Compartilhe este post

Também pode te interessar

Compartilhe este post

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

No dia 23 de fevereiro, recebemos os jovens do ensino médio da Escola S (SESI/SENAI) de Criciúma, Pedro, Arthur e…
Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Classificar custos e despesas de uma indústria de fato não é uma tarefa fácil. Para te auxiliar com essa dificuldade,…
Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Primeiramente, vamos entender o que significam e para que servem as NF’s no mundo corporativo. NFe, ou Nota Fiscal Eletrônica…
Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Você sabe o que é o planejamento de compras? É simplesmente o ato de previsibilidade dos insumos necessários para que…